Serviços

Projetos de arquitetura e engenharia
Elaboramos os seguintes Projetos de Arquitetura e Engenharia:
- Projetos de Arquitetura;
- Projetos de Acessibilidades;
- Projetos de Arranjos Exteriores;
- Projetos de Estabilidade, incluindo escavação e contenção periférica (estruturas de betão armado e pré-esforçado, estruturas metálicas e estruturas de madeira);
- Avaliação da Segurança Sísmica em Edifícios Existentes em Betão Armado e Alvenaria;
- Projetos de Reforço Estrutural;
- Projetos de Muros de Suporte de terras;
- Projetos de Rede Prediais e Públicas de Água e Esgotos;
- Projetos de Rede Prediais e Públicas de Águas Pluviais;
- Projetos de Segurança Contra Incêndios;
- Fichas de Segurança Contra Incêndios;
- Medidas de Autoproteção;
- Avaliação da Segurança ao Incêndio em Edifícios Existentes;
- Projetos Acústicos;
- Projetos de Comportamento Térmico;
- Projetos de Instalações de Gás;
- Projetos de Ventilação e Exaustão de Fumos ou Gases de Combustão.
Elaboramos ainda:
- Planos de Segurança e Saúde (fase de projeto e obra);
- Levantamentos topográficos;
- Projetos de Legalização.

Peritagens técnicas a edifícios
A conservação e reabilitação de edifícios tem vindo a ganhar uma importância crescente devido à necessidade de preservar o nosso património arquitetónico, bem como devido à necessidade de conservação dos edifícios recentes.
Nesta área realizamos peritagens técnicas a edifícios, no sentido de identificar as anomalias e as suas causas e apresentar soluções técnicas de reparação, bem como a estimativa de custo. Todos estes elementos são pormenorizadamente descritos no relatório da peritagem.
Exemplos de anomalias em edifícios:
- humidades e condensações;
- infiltrações em coberturas e em pavimentos;
- fendilhação;
- assentamentos de terrenos;
- deficiências de isolamento térmico e acústico
- instabilidade de muros de suporte de terras.
Os nossos principais clientes são:
- Particulares;
- Empresas;
- Tribunais;
- Entidades bancárias;
- Advogados;
- Solicitadores;
- Seguradoras;
- Gestores de condomínios.

Medições e orçamentos
O projeto de execução é um documento elaborado pelo projetista, a partir do estudo prévio ou do anteprojeto aprovado pelo dono de obra, destinado a facultar todos os elementos necessários à definição rigorosa dos trabalhos a executar.
O projeto de execução é constituído por um conjunto coordenado das informações escritas e desenhadas de fácil e inequívoca interpretação por parte das entidades intervenientes na execução da obra, obedecendo ao disposto na legislação e regulamentação aplicável.
Este documento é fundamental para garantir a qualidade da obra e constitui, juntamente com o caderno de encargos, o processo a apresentar às empresas de construção interessadas na adjudicação da empreitada. Inclui toda a informação para a obra, com indicação de detalhes de execução da obra e é com base nestes elementos que os orçamentos para construção são elaborados.
Executamos Medições, Estimativas Orçamentais e Cadernos de Encargos para donos de obra e entidades executantes.

Avaliação de imóveis
A atividade de avaliação imobiliária consiste em determinar o valor de mercado de um imóvel, ou seja, o preço que o mercado está disposto a pagar pelo imóvel no momento da avaliação, tendo em conta as variáveis da oferta e da procura do mercado imobiliário.
As metodologias de cálculo que utilizamos são as preconizadas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), nomeadamente: Método Comparativo, Método do Rendimento e Método do Custo.
No final da avaliação entregamos um Relatório da Avaliação com o valor de mercado do imóvel, a descrição dos métodos utilizados na avaliação e todos os cálculos que foram efetuados.
Somos certificados pela CMVM e avaliamos todo o tipo de prédios rústicos e urbanos para efeitos de venda, partilhas, separação de bens, crédito bancário e de avaliações fiscais.
Tipos de imóveis que avaliamos:
- moradias;
- apartamentos;
- lojas comerciais;
- escritórios;
- garagens;
- armazéns;
- indústrias;
- terrenos para construção;
- terrenos agrícolas e florestais.
Os nossos principais clientes são:
- Particulares;
- Empresas;
- Agências imobiliárias;
- Tribunais;
- Entidades bancárias;
- Advogados;
- Solicitadores;
- Gabinetes de arquitetura e engenharia;
- Técnicos Oficiais de Contas;
- Revisores Oficiais de Contas.
Escolha sempre um avaliador certificado pela CMVM!

Simulações de IMI
Alguns dados utilizados pela Autoridade Tributária na avaliação dos imóveis não são automaticamente atualizados, originando que muitos portugueses paguem IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) em excesso.
Além disso, podem existir erros de avaliação, sobretudo nos imóveis reavaliados no âmbito da Avaliação Geral de Prédios Urbanos que decorreu em 2012/2013, devido à elevada quantidade de imóveis avaliados num curto espaço de tempo e à elevada celeridade com que decorreu todo este processo.
Saiba se está a pagar IMI em excesso! Nós verificamos de existe viabilidade de redução do IMI.

Certificação energética
A certificação energética de edifícios possibilita aos utilizadores dos edifícios conhecer o desempenho energético dos mesmos. Além disso, nos edifícios novos, serve de mecanismo de verificação do cumprimento dos requisitos térmicos a que esses edifícios estão sujeitos.
Nos edifícios existentes, torna-se num importante elemento de promoção, bem como de identificação de quais as medidas que podem conduzir a uma melhoria no desempenho energético e conforto e consequente redução da fatura energética.
Quais os edifícios a que se aplica?
- Todos os edifícios novos;
- Edifícios existentes sujeitos a grandes intervenções de reabilitação, ou seja, intervenções na envolvente ou nas instalações técnicas do edifício, cujo custo seja superior a 25 % do valor do edifício;
- Edifícios de comércio e serviços existentes com área interior útil de pavimento igual ou superior a 1000 m2, ou 500 m2 no caso de centros comerciais, hipermercados, supermercados e piscinas cobertas;
- Edifícios que sejam propriedade de uma entidade pública e tenham área interior útil de pavimento ocupada por uma entidade pública e frequentemente visitada pelo público superior a 500 m2;
- Todos os edifícios existentes de habitação e de comércio e serviços, aquando da celebração de contratos de venda e de locação, incluindo o arrendamento, casos em que o proprietário deve apresentar ao potencial comprador, locatário ou arrendatário o certificado energético.
Elaboramos Pré-Certificados Energéticos e Certificados Energéticos de edifícios de habitação (REH) e de pequenos edifícios de comércio e serviços (RECS - PESsC).

Levantamentos topográficos
O Levantamento topográfico é uma representação gráfica, da planimetria e altimetria, de uma determinada fração de terreno localizado na superfície terrestre.
A planimetria compreende os elementos do plano horizontal – linhas de água, estradas, edifícios, muros, postes, caixas de visita, etc., e a altimetria é referente aos elementos da morfologia do terreno (relevo) - colinas, depressões, vales, planaltos, taludes e outros acidentes orográficos.
Um levantamento topográfico tem um papel de extrema importância em qualquer projeto de construção ou plano de ordenamento e cadastro. É com base na análise do levantamento topográfico que irão ser determinadas as condições que permitirão a execução do projeto. A topografia está presente no projecto desde o seu estudo (levantamento topográfico), à posterior execução e implantação (Projeto de Execução), ao acompanhamento dos trabalhos (fiscalização), até á sua finalização e controlo (medição, monitorização e telas finais).
Onde se aplica?
- Projetos de Arquitetura
- Projetos de Engenharia
- Vias de comunicação
- Redes energéticas
- Redes de saneamento
- Redes de águas
- Monitorização
- Movimentação de terras
- Cálculo de volumes
- Retificação de áreas nas Finanças e Conservatória